terça-feira, 30 de outubro de 2007

Estudo Dirigido

" A organização dos conteúdos e as metodologias de Trabalho"

1- Defina com suas palavras o que são temas geradores.

Significa ter a possibilidade de articularmos a realidade socio cultural das crianças, seu desnvolvimento infantil e seus interesses específicos, bem como os conhecimentos acumulados hitóricamente pela humanidade que todos têm direito.

2- Descreva os dois temas apresentados na seleção dos temas geradores.

Temas Cíclicos: Originam-se de festas, eventos ou comemorações ligadas ou não ao cotidiano da criança.

Temas Geradores pelas crianças, famílias, professores e outros profissionais da escola: Surgem das situações do dia-a-dia das crianças e suas relações do mundo social (família, vizinhos, amigoa).

3- Explique cada uma das diretrizes a serem adotados no desenvolvimento dos temas geradores.

1- Permitir sempre a manifestação da curiosidade infantil, conciliando os interesses individuais de certas crianças com o tema explorado: Permitir, então, a demonstração por parte das crianças de seus interesses, mesmo que desvinculados do tema, aproveitando situações inesperadas e não planejadas, para que não se faça do tema uma “camisa-de-força” e para que dele possam surgir (ou não) novos temas.

2 – Quebrar preconceitos, evitando a imposição de modelos abstratos: É necessário garantir que as
crianças compreendam as heterogeneidade que caracterizam nossa sociedade. Assim quando formos trabalhar o “folclore”, temos que ultrapassar o enfoque em que se prioriza o exótico, permitindo que as crianças percebam a dimensão social e cultural de determinados costumes ou valores sem ridicularizá-los.

3 – Imprimir aos temas uma visão flexível e ampla, e ao mesmo tempo contextualizada: Esse cuidado é importante, pois ao trabalharmos os temas, devemos tomar cuidado quanto ao dinamismo do currículo e a compreensão das crianças bem como ao movimento e as transformações que caracterizam o mundo físico e social.

4 – Garantir a criticidade no tratamento dos temas: Alguns temas cíclicos aparecem, em geral, relacionados a certos rituais que podem ser aproveitados, mas que precisam ser superados a fim de evitar a cristalização de dogmas ou de valores acríticos.

5 – Favorecer o acesso das crianças aos conhecimentos científicos em jogos nos diferentes temas: Esse ponto é importante ao explorarmos temas, ou seja não devemos ficar limitados à experiência direta e ao senso comum. Por outro lado, é preciso levar em consideração as hipóteses explicativas que as crianças dão, nas diferentes etapas do seu desenvolvimento, aos fenômenos e relações do mundo físico e social, de maneira que cada criança tenha possibilidade real de re(construir) os conhecimentos e de compreendê-los.



6 - Variar a duração dos temas de acordo com sua amplitude e com o interesse: Os temas podem durar uma, duas ou mais semanas, dependendo de sua abrangência, da própria situação que lhes dá origem e, prinipalmente, do envolvimento e interesse manifestado pelas crianças.

7 - Articular as diferentes àreas do conhecimento em função e no interior do tema: O tema é fio condutor e, dessa forma ele move e, ao mesmo tempo, organiza as atividades e os conhecimentos. Assim ao desenvolver cada tema, é preciso prever quais conhecimentos possivelmente estarão em jogo e, mais do que isso, como as crianças poderão reconstruí-los nas diferentes atividades.

TEMA GERADOR: BAIRRO EM QUE MORAMOS


Conhecimento
social
. Quais tipos de estabelecimentos comerciais existem
em nosso bairro(farmácias, padarias, escolas, outros)
. Tipos de funções existentes em nosso bairro(padeiro,
farmaceutico e outros)
. Diferentes culturas e etinias existentes no bairro
. Características das casas do nosso bairro (pequena, grande, nova, velha e outras).



Conhecimento
natural
. Elementos da natureza com os quais foram
construídas nossas casas(água, areia, madeira etc)
. Importância da água e da energia elétrica para todos os moradores do bairro
. Identificar os tipos de àrvores existentes em nosso bairro.
.Características dos diferentes produtos comercializados nos estabelecimentos comerciais de nosso bairro(roupa, comida, objetos para nossa casa eoutros0

Conhecimento lógico-matemático
. Sequência numérica das casas
. Quantidade de estabelecimentos existentes no bairro
. Comparação de quantidade de estabelecimentos (mais
menos, igual)
. Classificação dos diferentes tipos de comidas vendidas no bairro



Conhecimento linguístico
. Nome das ruas
. Narração eprodução de texto
. Ampliação do vocabulário (através de entrvista)
. Reconhecimento dos diferentes profissionais que atuam em nosso bairro




FRASES:

1-O tema gerador visa as necessidades e interesses das crianças e ao mesmo tempo deixa clara os objetivos do adulto.


2-O professor saindo do sendo comum favorece o desenvolvimento da criança incentivando a descoberta e fornecendo informações.

3-Originam-se de festas,eventos,ou comemorações periodicamente celebrados ligados ou não ao cotidiano da criança.

4-A atenção dada a criança geram em si um maior interesse deixando o grupo manifestar suas opiniões é possivel vários subtemas tratados.

5-Quebrar preconceitos é levar a criança à compreensão de diferentes valores que há na sociedade.

6-Devemos colocar nos temas uma visão maliável e abrangente, que tenha contexto ao mesmo tempo.

7-Os temas cíclicos devem ser trabalhados de forma crítica,criativa e significativa, evitando passar valores acríticos.

9-O professor deve escolher um tema transformador,não desgastando os alunos assim variando a sua duração.

10-O tema é o "fio" que conduz e organiza conhecimentos que articulam em torno dos temas.

Com a pré escola nas mãos:
Uma alternativa curricular para a educação infantil.
Sonia Kramer 2005, São Paulo Educação Ática.




OPINIÃO PESSOAL:

Após lido texto escrito por Sonia Kramer, pude compreender o que realmente é um verdadeiro tema gerador, o qual tem condições de tranmitir conhecimentos que terão significados para criança.

Nenhum comentário: